Abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB)

12º Prêmio Professores do Brasil

Instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, o Prêmio Professores do Brasil (PPB) tem como proposta valorizar os professores da educação básica pública que desenvolvem experiências bem-sucedidas, criativas, inovadoras e passíveis de replicação. Em suas 11 edições foram premiados 388 professores e distribuídos mais de R$ 2,8 milhões em premiação.

Mais de 4 mil candidatos se inscreveram, em 2018, e os 30 vencedores receberam R$ 305 mil em dinheiro, além de uma viagem ao Canadá, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual os finalistas vivenciaram experiências e compartilharam seus conhecimentos com docentes daquele país.

O PPB tem seis categorias regulares e cinco temáticas especiais. O professor pode se inscrever para uma categoria regular e mais uma temática especial.

Categorias regulares:

  1. Educação infantil: Creche
  2. Educação infantil: Pré-escola
  3. Ensino fundamental Ciclo de Alfabetização: 1º ao 3º ano
  4. Ensino fundamental: 4º e 5º ano
  5. Ensino fundamental 6º ao 9º ano
  6. Ensino médio

Temáticas especiais:

  1. Esporte como estratégia de aprendizagem
  2. Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional
  3. Aprendizagem criativa
  4. Educação empreendedora
  5. Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio

O CIEB promove e patrocina, desde 2017, a temática Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional, sempre a mais concorrida entre as temáticas especiais. No ano passado, uma das vencedoras foi a professora Débora Garofalo, que a partir dessa premiação se tornou a primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize, em março deste ano. As inscrições para o PPB 2019 já estão abertas e vão até 30 de maio. Para se candidatar, o professor precisa cadastrar seu projeto pelo portal, onde estão disponíveis o regulamento e todas as informações sobre as etapas do prêmio –  premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.