Apreender na Prática: como trazer inovação para dentro da escola

11 CONECTE-C_post site

6 de setembro de 2017

Professores, gestores e empresários da área de Educação estiveram reunidos, dia 5 de setembro, em mais um encontro promovido pelo CIEB, em São Paulo (SP): o 11º Conecte-C, que teve como tema “Como promover conexões produtivas entre empreendedores e educadores”.

Durante o evento, houve o lançamento do toolkit Apreender na Prática, recurso que orienta a organização de oficinas, com a participação de representantes de escolas e empresas. A solução, lançada por Inspirare/Porvir, em parceria com a Criamundi, consiste em uma ferramenta de apoio à realização de pilotos e de workshops. A metodologia foi construída a partir de experiências práticas, acompanhadas pela equipe de Inspirare/Apreender.

Márcia Padilha, da Criamundi, explicou as funcionalidades da ferramenta. Felipe Correia falou sobre a plataforma Eduqa.me, voltada a professores do ensino Infantil. Andrezza Amorelli, diretora do Colégio Elvira Brandão, contou sobre a experiência da escola nas parcerias com fornecedores de novas tecnologias. Tanto o Eduqa.me quanto o Elvira Brandão participaram de ciclos de aplicação da metodologia que gerou o toolkit Apreender na Prática.

Ao final do encontro, Márcia Padilha organizou uma atividade em grupos que simula uma das fases da oficina Apreender na Prática, que foram criadas e prototipadas pelo Inspirare em 2016, em parceria com  Inketa, The Impact Hub e Artemísia. Tratam-se de encontros presenciais estruturados para professores e gestores de escolas conhecerem, avaliarem e validarem soluções de empresas de tecnologia na educação. No recém-lançado toolkit, sua metodologia é compartilhada para facilitar a organização de encontros semelhantes, de forma autônoma, por outras instituições envolvidas no ecossistema de empreendedorismo em educação. Segundo Tatiana Klix, editora do Porvir presente no lançamento, a disponibilização desse material tem o objetivo de ampliar as possibilidades de colaboração entre esses públicos. (Com Vinícius de Oliveira, do Porvir)


Acompanhe o evento, que foi transmitido ao vivo pela página do CIEB no Facebook,
e está disponível em nosso canal no YouTube.

 

Confira as fotos do encontro