CIEB desenvolve proposta de Itinerário formativo em cultura digital

20 de dezembro de 2018

Com a reforma do ensino médio, que mudou a distribuição dos conteúdos de aprendizagem nesse nível e criou os itinerários formativos, as escolas terão de adaptar seus currículos para oferecer opções interessantes aos estudantes.

Um dos temas que mais deve atrair os jovens, a cultura digital pode ser um dos itinerários que vão possibilitar a eles um aprofundamento em seus estudos ou uma preparação para o mundo do trabalho.

Para apoiar os gestores públicos e educadores que tenham interesse em implantar um itinerário formativo sobre a cultura digital, o CIEB desenvolveu uma proposta que pode ser adotada na íntegra ou ser adaptada à realidade de cada instituição ou de cada rede de ensino.

O documento, resultado de uma parceria com o Ministério da Educação, faz parte do Guia de Implementação disponível no Portal do Novo Ensino Médio. Mas também pode ser acessado abaixo, gratuitamente.

Alinhado às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o itinerário formativo em cultura digital une teoria e prática, trazendo ainda sugestões de materiais de apoio aos estudos. “Nos conteúdos, são abordados, por exemplo, atividades como oficinas de produção de audiovisual, modelagem 3D, entre outras tecnologias inovadoras”, explica Lidiana Osmundo, analista em educação que participou da elaboração do itinerário.

O itinerário, que pode ser aplicado em 400 horas, está organizado em unidades compostas por módulos. Os módulos básico e intermediário são voltados à preparação para o ensino superior e para o trabalho. O módulo avançado permite que as redes ofereçam, de acordo com usa capacidade, temas em nichos específicos de mercado. É importante frisar que os módulos e as unidades curriculares podem ser desenvolvidos de forma transversal, por docentes de diversas áreas do conhecimento, bastando distribuir as habilidades sugeridas nas áreas e nos componentes curriculares existentes.

Para baixar: ITINERARIO-FORMATIVO-CIEB