Notícias Gerais

CIEB lança projeto de seleção de Edtechs

clique na imagem para ampliar

Promovido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), em parceria com a Fundação Lemann e a Omidyar Network, o projeto Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais tem como objetivo elaborar um processo de aquisição de tecnologia a partir de um marco jurídico inovador e da seleção das tecnologias educacionais pelas equipes escolares (professores e gestores). Uma das frentes de atuação envolve mapear fornecedores de tecnologia educacional e auxiliá-los a se adequar aos processos de compras do setor público.

Entre os resultados esperados, estão:

  • Aumentar as chances de gerar impacto no aprendizado pelo uso de tecnologias em sala de aula, colocando os professores como atores centrais do processo de seleção e aquisição de tecnologias educacionais;
  • Fornecer ao gestor público e às empresas informações no âmbito legal, com o objetivo de reduzir a insegurança jurídica na aquisição de tecnologia educacional;
  • Alinhar a oferta de Edtechs com a demanda de escolas públicas

Na primeira etapa do projeto, foi lançado um Edital de Cadastramento de tecnologias educacionais disponíveis no mercado, com foco na aprendizagem do Ensino Fundamental II, nas áreas do conhecimento de matemática e/ou língua portuguesa. As empresas selecionadas no edital serão convidadas a participar de um workshop de validação de parâmetros de classificação e valoração das tecnologias.

Em seguida, será lançado o Edital de Pré-seleção, para recebimento das propostas finais, que serão avaliadas e selecionadas por um comitê, levando-se em consideração critérios de acessibilidade, pedagógicos e tecnológicos.

As tecnologias devem oferecer, ao menos, a uma das seguintes características/funcionalidades:

  • Ser um recurso didático para o aluno;
  • Ser um recurso para o professor planejar atividades docentes e elaborar aulas;
  • Ser um recurso de formação para o uso pedagógico das tecnologias e apoio para o professor;
  • Ser um recurso para avaliação da aprendizagem do conteúdo proposto.

Depois da pré-seleção, será lançada a segunda fase , que vai testar o modelo de seleção e implementação desenhado pelo projeto.

 

Publicado em: Notícias Gerais