CIEB Notas Técnicas: “Análise e contribuições para a proposta da BNCC-EM com foco em tecnologia e computação”

NT #14

11 de setembro /2018

A dinâmica social contemporânea é marcada por transformações decorrentes da evolução tecnológica. Reconhecer essas mudanças, seja no Brasil ou em outros países, ajuda a identificar as demandas de formação para os jovens enfrentarem os desafios do século 21.

Porém, este cenário dinâmico acaba tornando incerto o futuro em diversas áreas da sociedade e, consequentemente, no mundo do trabalho. Essa incerteza pode dificultar a elaboração de propostas curriculares para a educação básica, particularmente para o ensino médio.

Neste momento, está em pauta a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ensino médio. Esse documento tem gerado reflexões entre especialistas e representantes de diferentes grupos da sociedade brasileira devido à forma como está organizado e aos conteúdos apresentados.

Para contribuir com esse debate, esta Nota Técnica apresenta uma análise da proposta vigente da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC-EM) do Brasil quanto à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e dos conceitos de computação.

Ao final do material, o CIEB apresenta contribuições para melhorias da BNCC-EM no que diz respeito às áreas de tecnologia e computação, a fim de colaborar para a construção e incorporação dos temas no texto final da Base.

LEIA NA ÍNTEGRA – NOTA TECNICA #14 – BNCC-EM