CIEB Notas Técnicas: “Conceitos e conteúdos de inovação e tecnologia (I&T) na BNCC”

NOTA_TECNICA_12_imagem_site

25 de abril /2018

A tecnologia da informação e da comunicação tem modificado a forma como nos comunicamos e o modo como aprendemos. Com isso, a escola precisa estar preparada para oferecer aos alunos subsídios que auxiliem o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar nesse novo contexto com protagonismo, postura ética e visão crítica.

Diversos países, atentos ao potencial dessa mudança de paradigmas, propuseram revisões em seus currículos, agregando a tecnologia como instrumento capaz de promover a atualização e as melhorias necessárias para uma educação contemporânea.

Em sintonia com essa tendência, o Brasil incorporou o tema tecnologia à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada em 2017, após receber contribuições de diversos atores – entre os quais o CIEB. Voltada à educação infantil e ao ensino fundamental, a BNCC tem o intuito de incentivar o fortalecimento e a qualidade da educação, por meio de um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes. Essa é ainda uma estratégia para promover a equidade na educação brasileira.

Esta Nota Técnica sistematiza, de forma simples e direta, o processo de incorporação do tema tecnologia nas competências gerais e específicas da Base Nacional, bem como em cada um dos componentes curriculares.

O CIEB espera que este documento possa ser útil para os diversos atores do ecossistema da educação que visam trabalhar com inovação e tecnologia de forma estruturada.

LEIA NA ÍNTEGRA