CIEB Notas Técnicas: “Contribuições para a inclusão do tema tecnologia na base nacional comum curricular”

CIEB-NOTA-Tecnica-11

6 de fevereiro 2018

A construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Brasil é um grande avanço por permitir uma articulação clara e coesa dos objetivos da nossa educação. A Base estabelece os conteúdos que devem ser transmitidos aos alunos para que possam enfrentar, com êxito, os desafios do mundo contemporâneo, de maneira a elevar a qualidade do ensino em todo o país.

No contexto de elaboração da BNCC, o CIEB acredita que é essencial refletir sobre o papel da tecnologia na educação. A tecnologia está longe de ser a única estratégia para inovar nesse campo, mas tem grande potencial para promover equidade, contemporaneidade e eficácia na gestão da educação pública.

Cidadãos do século 21 precisam aprender a se relacionar com as tecnologias que impactam suas vidas cotidianas não apenas como usuários passivos. É preciso ensinar, a crianças e jovens, conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a interação com as tecnologias de maneira proativa, reflexiva e ética. Precisamos formar cidadãos capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias para resoluções de problemas individuais e coletivos.

Tal mudança de paradigma requer a abordagem consistente do tema tecnologia dentro da BNCC. Experiências internacionais de diversos países que fizeram revisões recentes em suas bases curriculares revelam alta relevância da tecnologia – que passou de tema transversal para área de conhecimento específica.

LEIA NA ÍNTEGRA