CIEB Notas Técnicas: “Níveis de maturidade na adoção de tecnologia pela escola”

CIEB-NOTA-Tecnica-10

5 de fevereiro 2018

A definição e a construção de uma infraestrutura tecnológica em uma escola devem estar sempre relacionadas aos objetivos e às expectativas de uso pedagógico dessas tecnologias. Para auxiliar as redes e as escolas nesse processo, o CIEB apresenta, nesta nota técnica, uma proposta de infraestrutura mínima associada a níveis de maturidade da escola na adoção de tecnologia. A Unesco construiu, em seu estudo TIC Transformando a Educação (ICT Transforming Education), um modelo de maturidade baseado em quatro níveis de adoção de tecnologia na escola.

CIEB-NOTA-Tecnica-10-grafico

Esses níveis representam os estágios de integração das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem, procurando cruzar a dimensão tecnológica com a pedagógica. Demonstram, assim, os estágios pelos quais passam as salas de aulas, ou as escolas, em seus processos de apropriação e domínio das tecnologias.

 

LEIA NA ÍNTEGRA