26 de outubro de 2018

Com o propósito de refletir sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) impactam na sociedade contemporânea, foi criado, em agosto, o ciclo de diálogos “Cultura, educação e tecnologias em debate” – uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo (CPF-Sesc), o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Os encontros, presenciais, acontecem no CPF-Sesc, espaço que abriga iniciativas de produção de conhecimento.

A proposta do ciclo é debater aspectos estratégicos nas relações entre cultura, educação e tecnologia, de forma a pautar a criação e a circulação do conhecimento a partir de uma perspectiva afinada com a democracia, a liberdade e a equidade social. Os cenários são analisados com base em dados produzidos pelo Cetic.br.

A primeira atividade do ciclo aconteceu dia 25 de setembro, com o tema “Cultura Digital: onde estamos para onde vamos?”. Dia 23 de outubro, a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, participou do segundo evento, que teve como tema “Conhecimento, habilidades e currículo em uma sociedade da informação e do conhecimento”. O próximo debate será dia 13 de novembro e vai trazer para os participantes o tema “Políticas públicas educacionais e culturais: trajetórias e perspectivas”.

Em sua apresentação, Lúcia apontou para a necessidade da construção de currículos escolares, práticas culturais e formações informais, a partir das competências indispensáveis para uma sociedade da informação e do conhecimento. “Currículos inovadores requerem um processo educacional participativo, que coloque o aluno como protagonista de sua aprendizagem, e o professor como mediador dessa construção”, disse Lúcia.

Para ela, é fundamental preparar os professores para trabalharem com conteúdos e práticas ligados a tecnologia: “Eles precisam receber formações continuadas para desenvolver competências sobre como integrar a tecnologia em suas práticas pedagógicas, como promover o uso ético e responsável das TICs, e também para utilizar a tecnologia em favor do seu desenvolvimento profissional”.

Para participar do ciclo, é preciso fazer inscrição até um dia antes do evento, pelo site do CFP-Sesc.