Educadores locais passam por formação sobre Efex

cieb-efex-blumenau

10 de abril de 2018

Primeira iniciativa voltada especificamente a gestores locais envolvidos com o Efex, o curso intitulado “Diretrizes de Formação e Metodologias Ativas” contou com a participação de profissionais das secretarias de Educação de Santa Catarina e de Alagoas – estados onde foram implantados Efex, em 2017 e em 2018 – e educadores da Universidade Regional de Blumenau (Furb), instituição parceira no Efex Blumenau.

A formação, que combinou momentos presenciais e momentos a distância, começou em dezembro de 2017 e terminou em março deste ano. “Esse curso foi essencial para os atores entenderem como devem ser as ações no Efex”, disse Lidiana Osmundo, analista do CIEB.

Para Ednaldo Firmino da Silva, gestor do Efex Maceió, a formação foi muito produtiva: “Conheci recursos que eu não imaginava que poderiam ajudar tanto na hora de montar um plano de aula mais atrativo para os alunos”. Luciane Salamoni, da secretaria de Educação de Santa Catarina, contou que utiliza todas as diretrizes nas formações dos Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs). “De tudo que vi no curso, utilizo bastante a curadoria, porque selecionamos materiais para os professores da rede. Foi ótimo aprender mais a esse respeito”, relatou ela. Os conteúdos abordados cobriram todas as temáticas das diretrizes. As atividades foram conduzidas pelas consultoras Lilian Bacich e Julci Rocha, da Tríade Educacional.