O EfeX, Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores, teve seu conceito idealizado e projetado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) a partir de uma ampla pesquisa sobre centros de referência internacionais na formação de professores para inovação educacional.

Muitas vezes, os professores, apesar de terem a percepção de que o uso de tecnologia em sala de aula aumenta a motivação dos alunos, não sabem como utilizá-las de modo eficaz e contextualizado com os conteúdos a serem estudados. O EfeX propõe mostrar possíveis caminhos para o uso concreto de tecnologia no cotidiano escolar, envolvendo atividades teóricas e práticas com os professores.
Com o intuito de compartilhar práticas inovadoras com professores da rede pública e compreendendo que a formação docente é um processo contínuo, que deve atender às exigências do atual contexto educacional, o EfeX propõe formações baseadas em metodologias ativas e no uso de tecnologias, promovendo o aprendizado por meio da experimentação.

O conceito abriga a ideia de um ambiente no qual os professores se sintam à vontade para conhecer e testar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras de ensino, desenvolvendo as competências necessárias para inovar em suas práticas pedagógicas.
 

ENTENDA O CONCEITO O EFEX

1O que é EfeX?
É um espaço destinado à formação continuada de professores de todos os níveis da rede pública de ensino básico, visando promover a inserção gradual de tecnologia no contexto escolar. Para isso, o espaço dispõe de tecnologias de ponta, como cortadora a laser, cortadora de vinil, kits de eletrônica e protoboard, kits de invenção, kits de robótica, notebooks, tablets, câmera fotográfica e kits de iluminação.
2Quais os diferenciais do EfeX?
O EfeX propõe formar professores a partir de metodologias ativas e do contato com a tecnologia por meio de experimentação, tentativa e erro, de modo que os professores sintam-se confortáveis para vivenciar novas experiências.
3Qual metodologia orienta as formações no EfeX?
O CIEB desenvolveu as Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, colaboração, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas, aprendizagem baseada em projetos. O conjuntos desses 10 módulos iniciais é um ponto de partida para que cada EfeX desenvolva suas formações.
 

Quero um EfeX na
minha rede de ensino!

Todos os elementos que estruturam o conceito EfeX estão disponíveis na forma de documentos de referências (metodologias, plantas arquitetônicas, guias de orientação e outros) gratuitos.

1

ENTENDA

Explore os conceitos-base do projeto.
2

PROJETE

Utilize documentos como o caderno técnico e a planilha de fornecedores para implantar o EfeX.
3

FORME

Realize formações utilizando as metodologias ativas e o caderno de gestão.

Conceito


APRESENTAÇÃO EFEX

Para usar a tecnologia de modo efetivo nos processos educacionais, obtendo melhorias no aprendizado dos estudantes, o professor precisa transformar sua prática pedagógica e olhar para novos horizontes.

O EfeX foi idealizado para ser um espaço propício à mudança, integrado as redes de ensino e dedicado à formação continuada de professores em inovação, para que eles, gradualmente, apropriem-se da cultura digital.

Arquitetura


CADERNO TÉCNICO

Um caderno técnico apresenta o projeto arquitetônico, o projeto executivo, o detalhamento do mobiliário e dos equipamentos, entre outras informações.

A arquitetura é facilmente configurável, de forma a adequar-se ao contexto local, abrangendo três zonas: espaço maker, zona multifuncional e área de administração. Os professores poderão aprender, por meio da teoria e da prática, inseridos em um espaço propício à experimentação.

O projeto arquitetônico do EfeX e o Caderno Técnico foram desenvolvidos pelo escritório Luiz Paulo Andrade Arquitetos, parceiro do CIEB neste projeto.

Equipamentos


PLANILHA DE FORNECEDORES

Este arquivo contém uma lista de todos os materiais, mobiliários e equipamentos, com suas respectivas especificações e fornecedores, necessários para a construção do espaço físico do EfeX.

Metodologias





DIRETRIZES DE FORMAÇÃO

Para orientar os professores e instigar reflexões sobre práticas docentes, o CIEB desenvolveu as Diretrizes de Formação. Essas diretrizes fornecem subsídios para estruturar formações inovadoras e de qualidade, que associem momentos de experimentação, teóricos e práticos.

Gestão


 

CADERNO DE GESTÃO

Este material apresenta aos gestores públicos os principais conceitos relativos ao EfeX, sugerindo estratégias para auxiliá-los na organização e na gestão do espaço. É importante destacar que estas são apenas orientações, que podem (e devem) ser adaptadas ao contexto local.