O EfeX, Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores, teve seu conceito idealizado e projetado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) a partir de uma ampla pesquisa sobre centros de referência internacionais na formação de professores para inovação na escola.

Muitas vezes, os professores, apesar de terem a percepção de que o uso de tecnologias em sala de aula aumenta a motivação dos alunos, não sabem como utilizá-las de modo eficaz e contextualizado com os conteúdos a serem estudados. O EfeX, portanto, propõe mostrar possíveis caminhos para o uso concreto de tecnologias no cotidiano escolar, envolvendo atividades teóricas e práticas com os professores.
Buscando compartilhar práticas inovadoras com professores da rede pública e compreendendo que a formação docente é um processo contínuo que deve atender às exigências do atual contexto educacional, o EfeX propõe formações baseadas em metodologias ativas e no uso de tecnologias, promovendo o aprendizado por meio da experimentação.

O conceito visa criar um ambiente no qual os professores se sintam à vontade para conhecer e testar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras de ensino, desenvolvendo as competências necessárias para gerar inovação em suas práticas pedagógicas.
 

ENTENDA O CONCEITO O EFEX

1O que é EfeX?
É um espaço destinado a formação continuada de professores de todos os níveis da rede pública de ensino básico, visando promover a inserção gradual de tecnologias no contexto escolar. Para isso, este espaço dispõe de tecnologias de ponta, como: cortadora a laser, cortadora de vinil, kits de eletrônica e protoboard, kits de invenção, kits de robótica, notebooks, tablets, câmera fotográfica e kits de iluminação.
2Quais os diferenciais dos EfeX?
O conceito EfeX foi desenvolvido pelo CIEB após um estudo sobre centros de referência internacionais que oferecem formações de professores. Adaptado à realidade brasileira, obtivemos como base do EfeX: formar professores a partir de metodologias ativas e do contato com a tecnologia apoiado na experimentação, tentativa e erro, de modo que os professores sintam-se confortáveis em vivenciar novas experiências são as bases do EfeX.
3Qual metodologia orienta as formações no EfeX?
O CIEB desenvolveu as Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, colaboração, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas. aprendizagem baseada em projetos. O conjuntos desses 10 módulos iniciais são um ponto de partida para que cada EfeX desenvolva suas formações.
 

Quero um EfeX na
minha rede!

Todos os elementos que estruturam o conceito EfeX estão disponíveis na forma de documentos de referência (metodologias, plantas arquitetônicas, guias de orientação e outros) que são abertos e gratuitos.

1

ENTENDA

Explore os conceitos que baseiam o projeto
2

PROJETE

Utilize o documentos como o caderno técnico e a planilha de fornecedores para colocar o EfeX de pé
3

FORME

Realize suas formações utilizando metodologias ativas e o caderno de gestão

Conceito


APRESENTAÇÃO EFEX

Contemplar tecnologias e recursos digitais nos processos educacionais de modo efetivo, visando o aprendizado dos estudantes, demanda que o professor trilhe novos caminhos e transforme sua prática pedagógica. Assim, o EfeX se propõe a ser um espaço de referência, integrado às redes de ensino, e dedicado à formação continuada de professores em inovação e tecnologias educacionais, de modo que eles, gradualmente, apropriem-se da cultura digital.

Arquitetura


CADERNO TÉCNICO

Para o desenvolvimento de um espaço de excelência foi desenvolvido um caderno técnico, no qual consta o projeto arquitetônico, o projeto executivo, o detalhamento do mobiliário e dos equipamentos, dentre outras informações. Convém ressaltar que a arquitetura é facilmente reconfigurada, de acordo com o contexto local, abrangendo três zonas: espaço maker, zona multifuncional e área de administração. Assim, os professores poderão aprender por meio da teoria e da prática no interior de uma espaço propício à experimentação.

O projeto arquitetônico do EfeX, bem como seu Caderno Técnico, foi desenvolvido pela Luiz Paulo Andrade Arquitetos, parceira do CIEB neste projeto.

Equipamentos


PLANILHA DE FORNECEDORES

Este arquivo contém uma lista de todos os materiais, mobiliários e equipamentos, com suas respectivas especificações e fornecedores. A partir dessa planilha é possível saber o que é necessário para a construção do espaço físico do EfeX.

Metodologias





DIRETRIZES DE FORMAÇÃO

Para orientar os professores e instigar reflexões sobre práticas docentes, o CIEB desenvolveu com exclusividade as Diretrizes de Formação. Elas fornecem subsídios para a estruturação de formações inovadoras e de qualidade para professores, que associem momentos de experimentação, teóricos e práticos, com relação ao uso pedagógico de tecnologias em sala de aula.

Gestão


 

CADERNO DE GESTÃO

Este material tem a intenção de introduzir o gestor do EfeX nos principais conceitos relativos ao Espaço, bem como apresentar estratégias para auxiliá-lo na organização e na gestão. Destaca-se, no entanto, que o caderno oferece apenas orientações para o gestor, as quais podem ser adaptadas conforme o seu contexto.