Esta série de publicações tem como objetivo gerar subsídios para o debate de questões centrais relacionadas à inovação na educação pública brasileira. É fundamental conhecer os cenários atuais e as tendências do ecossistema gerador de inovações na educação para pensar estratégias e elaborar programas estruturantes, que melhorem o sistema educacional do país.

A proposta destes estudos, portanto, é sistematizar e analisar informações e experiências nacionais e internacionais a partir das quais se possa sugerir recomendações para as políticas públicas brasileiras.

Os estudos são financiados pelo CIEB e realizados por pesquisadores independentes. As opiniões expressas nessas publicações são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do CIEB em relação aos temas abordados.

Thursday September 6th, 2018
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CIEB Estudos 6: compras governamentais e inovação

O CIEB convidou o economista João Alberto de Negri (Ipea) para elaborar este estudo sobre as características e as necessidades do sistema educacional nacional e sobre os processos de compras públicas no setor da educação. O documento tem como proposta informar gestores públicos e empreendedores para impulsionar a adoção de tecnologia e inovação nas escolas públicas brasileiras.
Tuesday October 31st, 2017
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CIEB Estudos 5: “Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais”

Este estudo traça um panorama do universo dos recursos digitais, relatando os modelos e critérios de curadoria utilizados para formação de repositórios e para a avaliação de qualidade dos recursos educacionais digitais. O documento também apresenta exemplos de práticas em redes de ensino no Brasil e em outros países.
Wednesday December 14th, 2016
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CIEB Estudos 4: “Políticas de Tecnologia na Educação Brasileira: Histórico, Lições Aprendidas e Recomendações”

O presente documento tem como propósito analisar e descrever os elementos essenciais que devem estar presentes em uma política nacional de tecnologia educacional, incluindo conectividade, infraestrutura, uso pedagógico das TIC (abrangendo softwares), formação de professores para o uso das mídias e tecnologias, inclusão de habilidades digitais no currículo escolar, acesso aos conteúdos e recursos digitais e participação e visão dos gestores das esferas do macrossistema, do exossistema, do mesossistema e do microssistema educativo.
Tuesday December 13th, 2016
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CIEB Estudos 3: “Fontes de Financiamento para Programas e Políticas de Tecnologia Educacional”

O presente estudo tem como objetivo mapear e analisar fontes de financiamento existentes e potenciais para programas e políticas de inovação e tecnologia na educação básica. A ideia é que este estudo contribua para ampliar a visão dos gestores públicos e da sociedade como um todo sobre o tema e sua viabilidade financeira.
Thursday December 1st, 2016
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CIEB Estudos: “Inovação Aberta em Educação: Conceitos e Modelos de Negócios”

Este estudo tem como proposta discutir as oportunidades que a internet e as tecnologias digitais criam para os processos de ensino e de aprendizagem, o conceito de inovação aberta e sua relação com o contexto da economia do bem comum, a história e as características do movimento mundial em torno da Educação Aberta e dos Recursos Educacionais Abertos (REA), trazendo exemplos de iniciativas nacionais e internacionais, e as possibilidades de surgimento de mais empreendimentos voltados à educação pautados pela inovação aberta.
Thursday June 16th, 2016
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“Purchasing Educational Technology by Public Sector: barriers and paths to stimulate the innovation ecosystem in Brazil”.

Released at the end of 2015, this document deeply evaluates which are the processes and models to purchase educational innovation and technolgy adopted by public bodies in Brazil. Performed in partnership with InternetLab...