CIEB na Bett Educar: novos produtos e debate sobre inovação educacional mediada por tecnologia


Congresso Bett Educar 2019 – Lúcia Dellagnelo

09 de maio de 2019

O CIEB levará à 26ª Bett Educar – maior evento educacional da América Latina, que acontece de 14 a 17 de maio, em São Paulo – uma diversificada contribuição para que as escolas públicas incorporem a seus currículos o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio à inovação educacional. Também está no foco da instituição fortalecer a formação dos docentes para o uso de tecnologia em suas práticas pedagógicas e em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

A diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, integrante do Conselho Consultivo da Bett, vai participar do Congresso, que terá o tema “Construindo a Educação de que o Brasil Precisa”. No dia 14 de maio, às 13h, Lúcia estará entre os debatedores no painel “Futuro: qualidade e equidade como ferramentas de transformação”, ao lado de Marcos Magalhães (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação) e Priscila Cruz (Todos pela Educação).

A mesa “Educação mediada e novas tecnologias educacionais”, dia 15 de maio, às 16 horas, iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), também terá participação de Lúcia. O debate vai promover reflexões e oferecer ao público exemplos de práticas que ajudem a desenvolver competências e habilidades relacionadas à tecnologia e à computação, que impulsionem estratégias de cooperação técnica no âmbito do ensino, da formação de profissionais e da difusão do pensamento educacional. A mesa contará com Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Governo do Distrito Federal e Aléssio Trindade, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A programação das palestras da Bett, este ano, está dividida em cinco eixos centrais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, Formação de Professores, Inclusão, Práticas de Sala de Aula e Gestão. Os macrotemas em destaque incluem assuntos atuais como a gestão de escolas dos novos tempos; a neurociência como aliada na aprendizagem; o pensamento computacional, tecnologia e cultura digital nos currículos de educação básica e como atrair e formar os jovens para as ciências da natureza.

Entre os mais de 190 palestrantes confirmados estão: o educador Celso Antunes; o chefe de Educação da Unicef Brasil, Ítalo Dutra; a chefe de educação da startup Camino Education, Leticia Lyle; o presidente Alleanza Brasil, Renato Casagrande; o PhD, médico, psicoterapeuta e escritor, Dr. Augusto Cury; o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), José Moran e o professor da Universidade de Columbia (Nova York), Tucker Harding.

Além do Congresso, a grade de conteúdos da Bett Educar apresenta o Fórum de Gestores, voltado para os mantenedores de unidades escolares e de ensino superior. Nesse espaço, as palestras vão abordar questões que incluem aspectos políticos, econômico-financeiros, marco regulatório e outras questões legais, bem como a transformação digital das instituições, dos modelos de formação e da adaptação do ensino e aprendizagem ao mundo de hoje e do futuro.

Mais informações: BETT Educar 2019