Estudantes e professores criam, juntos, aplicativos para melhorar a educação

logo-maratona

1º de novembro de 2018

Lançada em abril deste ano, a Maratona Unicef Samsung propôs um desafio às comunidades escolares das redes públicas de ensino: reunir professores, alunos e profissionais de tecnologia com o objetivo de criar aplicativos com foco na melhoria da educação. As soluções deveriam ser voltadas aos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º), nas áreas de linguagens (língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (geografia e história).

A Maratona é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI. Mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas para participar. Ao longo de seis meses, as equipes se empenharam em criar apps que realmente se conectassem com a realidade das escolas brasileiras e pudessem transformar as realidades locais.

Para isso, receberam apoio pedagógico do CIEB, do Ministério da Educação (MEC) e do próprio Unicef. O CIEB indicou especialistas que acompanharam o desenvolvimento dos produtos por meio de encontros virtuais e sessões individuais de mentoria. Os protótipos foram testados em escolas e aprimorados.

Entre os aplicativos vencedores da maratona, que podem se transformar em tecnologias sociais disponibilizadas para escolas de todo o país, estão ferramentas de aprendizagem, games, rede de conhecimento, software de realidade aumentada, entre outros. Conheça todos os projetos: Apresentacao_dos_projetos.