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Reflexões das mediações online no processo de formação continuada de professores com foco nos problemas ambientais locais

Gabriel Gerber Hornink, Maurício Compiani

Resumo

01/04/2017
A concepção dos muros da cidade extrapolam o físico, pela percepção de que há muros invisíveis que dividem a sociedade e geram impactos no uso do espaço. Essa temática fez parte do desenvolvimento de uma atividade de campo para o ensino médio de uma escola pública de Campinas-SP (Brasil), no contexto do projeto Ribeirão Anhumas na Escola (RAE). Desenvolveu-se o trabalho “Muros” em um grupo multidisciplinar de professores a partir de atividades presenciais e online (TelEduc). Este trabalho foca em como as mediações online, em conjunto com as presenciais, possibilitaram a construção de um trabalho de campo, possibilitando o pensamento crítico sobre a organização social e espacial. Utilizou-se a teoria da ação mediada, com os sujeitos como “agentes-agindo-com-ferramentas-culturais” e o enunciado como unidade de análise. Desenvolveu-se um método para análise dos fóruns online e suas relações, conjuntamente com outros dados do TelEduc e entrevistas. Os resultados indicaram uma forte relação entre as discussões online e presenciais, apesar do estágio inicial de uso das tecnologias digitais, destacando a flexibilidade de acesso ao ambiente TelEduc. A análise dos fluxos semânticos dos fóruns indicou um caminho para a conceituação dos “Muros”, iniciando com o concreto, até o abstrato, incluindo as consequências de uso e ocupação do solo. Esperava-se a potencialização do trabalho a partir do uso das tecnologias digitais, o que realmente aconteceu, ainda que houvesse uma dificuldade no trabalho de colaboração online, destacando-se o uso de email sobre a diversidade de ferramentas, exigindo um processo mais profundo de enculturação digital.
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