Voltar à lista

O uso da robótica educacional em aulas práticas de física no ensino médio

Carlos José Bortolazza, Diego José Ribeiro, Willian Luan de Oliveira da Silva

Resumo

01/04/2014
Este trabalho relata a primeira série de intervenções de um grupo de licenciandos em Física em um colégio público de Curitiba-PR, através da utilização de elementos da Robótica Educacional na perspectiva de modificar a condição de ensino-aprendizagem de alguns alunos de 1º ano do Ensino Médio. As intervenções integram parte das atividades do grupo junto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foram propostas, planejadas e implementadas ações diferenciadas daquelas que estavam sendo realizadas até o momento com tal grupo de alunos da Educação Básica. Então, tais alunos do Ensino Médio passaram a ter aulas práticas no laboratório de Ciências do Colégio, que há tempos não vinha sendo utilizado. Com a representação de situações reais, em montagens feitas com o conjunto LEGO Mindstorms® 9793, as atividades foram desenvolvidas. Os resultados indicam avanços no processo ensino-aprendizagem de Física, pois: foi possível que os estudantes fizessem mais e melhores associações dos conceitos teóricos físicos com fatos que já vivenciaram; eles passaram a expressar questionamentos e participação acerca de discussões envolvendo esses conceitos; e houve melhorias nos resultados acadêmicos da turma. Identifica-se que esse trabalho oferece possibilidades de ampliação da relação Universidade-Escolas, uma vez que os ganhos são de mão dupla, pois na medida em que tais intervenções contribuem de modo bastante representativo na formação dos futuros professores de Física.
Artigo completo
Carregando...