Voltar à lista

Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto

Christiano Otero Avila, Rosária Ilgenfritz Sperotto, Maria Simone Debacco, Regina Trilho Otero Xavier, Marco Aurélio Justiniano Alkimim, Carolina Rodeghiero, Simone da Costa Cavalheiro, Franco Caballero

Resumo

27/10/2017
Esta pesquisa descreve a metodologia de utilização da programação e da robótica educacional como estratégia na promoção do Pensamento Computacional (PC), focando aspectos sociocognitivos, quando aplicada a estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Utilizando roteiros prontos e originais, durante o processo foram realizadas avaliações técnicas e perceptivas com o objetivo de observar o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e a receptividade das atividades propostas. Por resultados, apontamos a robótica e a programação como estratégias eficazes para a realização de atividades co-autorais, por meio do PC, além de proporcionarem o incentivo ao desenvolvimento de aprendizagens do currículo escolar.
Artigo completo
Carregando...