Voltar à lista

TICs no ensino de matemática

O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino de matemática

Universo Analisado
91
artigos acadêmicos
Publicados de
2013
a
2017
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais tecnologias têm sido usadas no ensino de matemática?

Principal Achado
Outros Achados

Quais os tipos de evidências empíricas sobre uso da tecnologia no ensino de matemática?

A maioria dos estudos não considera metodologias de desenvolvimento ou avaliação de tecnologias em seu processo de design.
A maior parte das abordagens foi qualitativa (49 estudos); enquanto as abordagens quantitativas foram de 18 casos; e apenas 12 casos tiveram abordagem mista.
Entre as abordagens qualitativas, foram identificados 25 estudos de casos; 11 relatos de experiências e 4 pesquisas-formação.

Qual a prevalência de tecnologias por público-alvo?

  • Educação infantil - jogo educativo, software educativo
  • Fundamental I - jogos educativos, objeto de aprendizagem, plataforma web, programação gráfica, software educativo
  • Fundamental II - AVA, Desenvolvimento web, jogo educativo, objeto de aprendizagem, programação gráfica, robótica, sistema tutor inteligente, software educativo, software em geral
  • Médio - aplicativo educacional, ferramenta de autoria, jogos educativos, objeto de aprendizagem, programação gráfica, rede social, robótica, software educativo, software em geral
  • EJA - rede social
  • Educação escolar indígena - jogos educativos
  • Educação especial - AVA, plataforma web, software educativo

Quais as instituições de ensino superior (IES) mais atuantes nas pesquisas em uso de TICs no ensino de matemática?

Foram identificadas 72 IES que têm contribuído com o cenário de pesquisas no uso de TICs para o ensino de matemática. Apenas quatro têm cinco ou mais estudos publicados: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 14 estudos), Universidade de Pernambuco (UPE – 10 estudos), Universidade Federal de Alagoas (UFAL – 6 estudos) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – 5 estudos).
Produção de conhecimento sobre o tema

Houve um aumento, no período, da quantidade de estudos sobre o uso de tecnologia no nesino de matemática, passando de 11 estudos, em 2011, a 23, em 2017.

A maior parte dos estudos (57%) foi conduzida no ensino público; 7% foram realizadas no ensino privados; 5% em ambos e em 31% dos casos não foi possível identificar o tipo de ensino.

A maioria dos estudos abordou projetos de curta duração; 8 estudos trataram de atividades realizadas em duas horas; e a atividade de maior duração abordada nos estudos foi de 6 meses, com dois encontros semanais.

Desafio Encontrado
Palavras-chaves
ambientes de aprendizagem aprendizagem colaborativa aprendizagem digital educação a distância educação e web semântica ensino hipermídia adaptative jogos educativos matemática sistemas educacionais sistemas tutores inteligentes softwares educacionais tecnologias
Autores
  • Ig Ilbert Bittencourt
  • Wilk Oliveira dos Santos
Carregando...