Voltar à lista

Robótica na educação

O uso de robótica na educação básica pública brasileira

Universo Analisado
31
artigos acadêmicos
Publicados de
2013
a
2017
Principal Pergunta de Pesquisa

De que forma iniciativas de robótica estão sendo utilizadas nos processos de aprendizagem da educação básica?

Principal Achado
Outros Achados

Quais as plataformas mais usadas em iniciativas de robótica educacional na educação?

As plataformas mais utilizadas nos estudos abordados são kit Lego (15 casos), Arduino (14) e kit Alpha (2);
Destaca-se o uso de robôs pré-fabricados e pré-programados, o que torna os usuários menos aptos a criar novas tecnologias.

Quais as metodologias de estudo empregadas em iniciativas de robótica educacional?

A prática de robótica educacional é sustentada pelas teorias do construtivismo (o aprendiz interpreta o que está sendo ensinado com base em suas experiências) e do construcionismo (o conhecimento acontece de maneira efetiva, em um contexto onde o aprendiz está engajado em construir um objeto palpável e de seu interesse).

Quais os tipos de evidências empíricas sobre uso da robótica na educação?

Os tipos de evidências empíricas identificados foram: observação (17%); questionário (12%), análise documental (8%); medição e testes (7%); grupo focal e entrevista (3% cada); e 1% não informado.
Quanto aos dados analisados, 71% dos estudos utilizaram dados qualitativos; 3%, dados quantitativos; e 26%, ambos os dados.

Quais os públicos-alvo das tecnologias?

A maioria das iniciativas de robótica tem como público alvo alunos do ensino fundamental (65%). Alunos do ensino médio vêm em seguida (26%). Usos de robótica em ambos (Fundamental e Médio) contabilizam 6%. E apenas 3% são iniciativas destinadas a alunos da educação infantil.

Que áreas de conhecimento são exploradas pela robótica educacional?

Duas áreas de conhecimento empatam com maior incidência de uso de robótica (9 estudos cada): pensamento computacional e programação. Em seguida, está matemática (8 estudos). Depois, foram identificados estudos em: física (4), ciências (2) e química, lógica computacional e multidisciplinas (1 estudo cada).
Produção de conhecimento sobre o tema

As intervenções identificadas são, na maioria, de curta duração, e com grupos reduzidos de alunos.

Estudos sobre robótica educacional nas escolas públicas estão distribuídos pelas regiões Sudeste (36%), Nordeste e Sul (26% cada); Centro-Oeste e Norte (6% cada).

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
robótica educacional robótica educativa
Autores
  • André Luís Alice Raabe
  • James Roberto Bombasar
Carregando...