Voltar à lista

TICs e habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura

Universo Analisado
10
artigos acadêmicos
Publicados de
2011
a
2019
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais as evidências existem que relacionam Tecnologias Educacionais e Habilidades Socioemocionais no campo da Educação?

Principal Achado
Outros Achados

Há um consenso quanto ao formato de aplicação das tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no contexto educacional?

Com base nas evidências disponíveis nos trabalhos encontrados na revisão, existem divergências quanto ao formato de aplicação de tecnologias educacionais, sendo, nos artigos levantados, em forma de instrumento de avaliação, jogo, museu virtual, ações em sala de aula e formação de professores.

Há evidências sobre investigação de habilidades não-cognitivas na literatura científica no contexto educacional?

Foram encontradas evidências que indicam interesse na investigação, no contexto educacional, de habilidades e/ou competências entendidas como sendo não-cognitivas (Autoconhecimento, Auto regulação, Relacionamento Pessoal/Habilidades de Relacionamento, Consciência Social, Tomada de Decisões Responsáveis ).

Em quais países os trabalhos foram realizados?

Destaca-se a variedade de países onde os trabalhos selecionados foram realizados, denotando que a temática está sendo estudada amplamente e em diferentes contextos. Os países são: Brasil, Israel, Holanda, Finlândia, Singapura, Malásia, EUA, Grécia, Letônia, França, Áustria. No Brasil, foram encontradas pesquisas em dois estados, Tocantins e Ceará.

Há clareza na definição do delineamento metodológico dos trabalhos?

Em termos gerais, os trabalhos apresentaram adequadamente seus respectivos delineamentos metodológicos, em termos “quantitativo” e “qualitativo” (4 estudos qualitativos, 4 estudos quanti-quali e 2 estudos quantitativos). Porém, há uma defasagem em relação a uma descrição mais refinada das etapas metodológicas em alguns trabalhos.

Quais os anos de publicação dos artigos selecionados?

Os trabalhos publicados por ano são: 2011 – dois artigos; 2013 – um artigo; 2015 – um artigo; 2017 – 3 artigos; 2018 – um artigo; 2019 – dois artigos.
Produção de conhecimento sobre o tema

O principal ponto relacionado a produção de conhecimento sobre o tema é a carência de um referencial teórico que forneça robustez para a definição do construto “habilidades socioemocionais”. Existem estudos sendo desenvolvidos, o que falta é uma definição clara apta a congregar os resultados existentes dentro de um patamar comum.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Competências socioemocionais Habilidades socioemocionais Socioemotional Competences Soft Skills Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia Digital da Informação e Comunicação Tecnologias Educacionais
Autores
  • Carlos Antônio Rodrigues Guerreiro
  • Deise Aparecida Peralta
  • Fabiana Maris Versuti
  • Flavio Pinheiro Martins
  • Rafael Lima Dalle Mulle

Nenhum artigo nesta revisão

Carregando...