Voltar à lista

Desenvolvendo de habilidades espaciais no Ensino Fundamental com TICs

TICs para o desenvolvimento de habilidades espaciais: uma revisão sistemática da literatura

Universo Analisado
29
artigos acadêmicos
Publicados de
2015
a
2019
Principal Pergunta de Pesquisa

Como as TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais no Ensino Fundamental e quais evidências na utilização das TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais?

Principal Achado
Outros Achados

Quais TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais do Ensino Fundamental?

As TDIC encontradas para o desenvolvimento de habilidades espaciais foram: o computador conectado à internet como instrumento principal da integração e podem favorecer o processo de ensino e de aprendizagem, revelando possibilidades de criação dialógica propiciada pelas interações de pensamentos, conceitos, imagens, mídias e ideias, nas quais o sujeito atua de forma consciente com os objetos do conhecimento, o tablet, smartphone, SuperLogo, softwares de geometria dinâmica como Geogebra 3D, Tretis, Vídeo Game, o Régua e Compasso, GeoLibras, atividades de robótica, Objetos de Aprendizagem (OA), Poly e Tangram Ninja.

Como as TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais, têm sido avaliadas?

Seja qual for a abordagem para o uso das TDIC na Educação Matemática para o desenvolvimento de habilidades espaciais, é preciso que o professor, ao realizar atividades educativas, elabore o seu planejamento a partir de estratégias didáticas e mecanismos de avaliação para atender aos objetivos e necessidades do grupo que sustentem um espaço que vai se desdobrando para uma diversidade de caminhos que não estabeleçam limites para a imaginação.
Produção de conhecimento sobre o tema

Mediante o desafio lançado para a busca de evidências em pesquisas nacionais que envolvessem as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais na educação básica não foi fácil, tendo em vista que ainda é precário o cenário para tal temática, e nos remete a reflexões sobre as possibilidades e potencialidades que esse binário, TDIC e Habilidades Espaciais, possui para produzir significados nos processos de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico.

Os argumentos aqui apresentados defendem a ideia de que ainda é possível desenvolver práticas com as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais com os alunos da educação básica, em espaços para ensinar e aprender Geometria Espacial pela interação, exploração de atividades, na experimentação e na colaboração entre os sujeitos envolvidos neste espaço, a fim de que se proporcionem evidências para reflexões no processo formativo de uma área ainda pouco explorada.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Geometria e anos iniciais Habilidades espaciais e TDIC Práticas geométricas e anos iniciais TDIC e Geometria
Autores
  • Carloney Alves de Oliveira
  • Joenneyres Raio de Souza Amancio
  • Leila Augusta de Oliveira Barros

Nenhum artigo nesta revisão

Carregando...