Gamificação inaugura série de formações no Efex Alagoas

efex-maceio-600x314

9 de agosto de 2018

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) de Alagoas promoveu, dia 8 de agosto, a formação “Gamificação, uma abordagem pedagógica”. Voltada a educadores da rede estadual de ensino, foi realizada no Efex Maceió, reunindo 21 professores e técnicos de inovação e tecnologia educacional. Esta foi a primeira de uma série de formações que serão ministradas, nos próximos meses, pela secretaria.

O tema da gamificação, forte tendência nas práticas educacionais inovadoras, foi abordado pelo gestor do Efex, Ednaldo Firmino da Silva, que também é coordenador do Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação (Neite). Para conduzir os trabalhos, ele teve apoio do material exclusivo, que foi especialmente desenvolvido para o Efex. O uso de games em atividades de aprendizagem é uma das dez diretrizes Efex para experimentação e formação de professores.

O curso, híbrido, começou com o primeiro encontro presencial, em que os participantes tiveram contato com os conceitos iniciais e puderam realizar experimentações das ferramentas e metodologias de gamificação. “No início, havia ansiedade e a dúvida no olhar dos professores. Depois que eles começaram a ter contato com o conteúdo e conhecer as aplicações a suas disciplinas, foram se animando e terminaram o dia de formação muito envolvidos”, conta Silva. No grupo, professores de fundamental e médio, de diversas áreas de conhecimento – artes, biologia, geografia, matemática e ensino religioso -, enriqueceram a experiência.

A próxima etapa será a distância, para aprofundamento conceitual. Dia 29 de agosto, a turma volta para uma nova rodada presencial, momento em que vão construir, colaborativamente, planos de aula para suas disciplinas.