Uma plataforma gratuita de apoio aos GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO
na formulação de um PLANO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Foi desenvolvido pelo CIEB com base em uma metodologia criada a partir experiências de apoio à redes públicas de ensino, na construção de planos de inovação e tecnologia educacional. O Guia EduTec irá lhe guiar por um processo estruturado, baseado em informações de sua rede de ensino para identificação de suas prioridades e criação de um plano que atenda as necessidades de forma ampla e efetiva.

Conceitos


Desenvolvido pelo CIEB com base em ferramentas semelhantes aplicadas em outros países, o Guia EduTec considera que o uso de tecnologia para a educação (para apoiar a aprendizagem e a gestão) só atinge seu pleno potencial quando leva em consideração quatro elementos, que devem se integrar, em equilíbrio: visão, competência, conteúdos e recursos digitais e infraestrutura.

Na prática, isso significa, por exemplo, que não adianta investir em infraestrutura e não capacitar os professores; ou que não é produtivo estabelecer estratégias ambiciosas para o uso de tecnologia sem fornecer a conectividade e os conteúdos pedagógicos adequados.

VISÃO

Refere-se ao quanto acredita-se que a tecnologia tem o potencial de impactar positivamente as escolas, promovendo um ensino de qualidade e uma gestão escolar eficaz. Engloba, ainda, as maneiras em que tal crença se reflete em estratégias e políticas planejadas para que as escolas atinjam seus objetivos.

COMPETÊNCIA

É a dimensão que indica as habilidades e competências que diferentes atores precisam ter para o uso potencializado de tecnologias na educação. Inclui as habilidades de professores (seu conhecimento sobre recursos tecnológicos; as capacitações que recebem para isso; as formas em que os utilizam em suas práticas pedagógicas; a habilidade em orientar o uso de recursos tecnológicos por alunos; sua capacidade de desenvolver novos conteúdos digitais) e de diretores e coordenadores (sua habilidade de utilizar recursos tecnológicos para melhorar a gestão escolar e apoiar professores e alunos a os utilizarem melhor).

CONTEÚDOS E RECURSOS DIGITAIS

Refere-se ao acesso e uso de programas, aplicativos e conteúdos digitais usados na instituição escolar, que incluem, por exemplo, materiais de aprendizado de certas disciplinas, jogos ou vídeos educacionais, assim como sotwares e aplicativos que facilitam a gestão educacional.

INFRAESTRUTURA

A disponibilidade e qualidade de computadores e outros equipamentos, além do acesso e qualidade da conexão com a internet. Isso inclui a gestão e disponibilidade de ferramentas como computadores, notebooks, tablets, conexões com cabo e sem fio, servidores e serviços de armazenagem na nuvem.

Guia EduTec - Diagnóstico


É uma ferramenta online e gratuita, que faz um diagnóstico do grau de adoção de tecnologia educacional, tanto na rede de ensino, quanto em cada escola.

O instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem e à gestão escolar.

O sistema, muito simples de implementar, é baseado em questionário on-line que afere o grau de adoção de tecnologia nas redes de ensino e nas escolas. Depois de enviar as respostas, online, os diretores de escola recebem – em tempo real – uma devolutiva de seu diagnóstico com ações que a escola pode realizar para que a tecnologia contribua cada vez mais para a gestão e a aprendizagem.

A secretaria de educação, ao final, recebe um relatório detalhado baseado nas respostas de suas escolas, que permite construir um planejamento guiado por dados.

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Coleta de Respostas

O sistema incorpora as respostas de diversas
escolas da rede de ensino
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Relatório com Diagnóstico

A rede de ensino recebe um relatório analítico e detalhado
sobre a adoção de tecnologia em suas escolas

Guia EduTec - Planejamento


O Guia EduTec também contém ferramentas e metodologias cridas especificamente para guiar os gestores das redes de ensino através do processo de construção de um plano de inovação e tecnologia.

Em conjunto com o diagnóstico, as ferramentas de planejamento auxiliam a rede a construir um entendimento compartilhado sobre quais são as metas para os próximos cinco anos para cada uma das dimensões do uso de tecnologia para a educação, de forma a melhorar a qualidade e equidade da mesma naquela região.