Uma plataforma gratuita de apoio aos GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO
na formulação de um PLANO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Foi desenvolvido pelo CIEB com base em uma metodologia criada a partir experiências de apoio a redes públicas de ensino para a construção de planos de inovação e tecnologia educacional. O Guia EduTec oferece um processo estruturado, baseado em informações de sua rede de ensino, para identificação de suas prioridades e criação de um plano que atenda às necessidades de forma ampla e efetiva.

Conceitos


Desenvolvido pelo CIEB com base em ferramentas semelhantes aplicadas em outros países, o Guia EduTec considera que o uso de tecnologia na educação (para apoiar a aprendizagem e a gestão) só atinge seu pleno potencial quando leva em consideração quatro elementos, que devem se integrar, em equilíbrio: visão, competência, conteúdos e recursos digitais e infraestrutura.

Na prática, isso significa, por exemplo, que não adianta investir em infraestrutura se não houver capacitação para os professores; ou, que não é produtivo estabelecer estratégias ambiciosas para o uso de tecnologia sem fornecer a conectividade e os conteúdos pedagógicos adequados.

VISÃO

Refere-se à forma de entender o potencial da tecnologia para impactar positivamente a escola, ou a rede de ensino, de modo que gere qualidade para a aprendizagem e eficácia para a gestão escolar. Essa dimensão engloba, ainda, as maneiras pelas quais tal entendimento se reflete em estratégias e políticas planejadas para que as escolas atinjam seus objetivos.

COMPETÊNCIAS

É a dimensão que indica as habilidades e competências que diferentes atores precisam ter para o uso potencializado de tecnologia na educação. Inclui as habilidades de professores (conhecimento sobre recursos tecnológicos; capacitações; formas que utilizam os recursos em suas práticas pedagógicas; habilidade em orientar o uso de recursos tecnológicos por alunos; capacidade de desenvolver novos conteúdos digitais) e de diretores e coordenadores (habilidade de utilizar recursos tecnológicos para melhorar a gestão escolar e apoiar professores e alunos a os utilizarem melhor).

CONTEÚDOS E RECURSOS DIGITAIS

Trata-se do acesso e do uso efetivo de programas, aplicativos e conteúdos digitais na instituição escolar. Incluem, por exemplo, materiais de aprendizado de certas disciplinas, jogos ou vídeos educacionais, assim como software e aplicativos que facilitam a gestão educacional.

INFRAESTRUTURA

Essa dimensão compreende a disponibilidade e a qualidade de dispositivos tecnológicos, além do tipo e da qualidade da conexão à internet. Isso inclui a gestão e a disponibilidade de ferramentas como computadores, notebooks, tablets, conexões com cabo e sem fio, servidores e serviços de armazenagem na nuvem.

Guia EduTec - Diagnóstico


É uma ferramenta on-line e gratuita que faz um diagnóstico do grau de adoção de tecnologia educacional, tanto na rede de ensino, quanto em cada escola.

O instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicadas à aprendizagem e à gestão escolar.

O sistema, muito simples de implementar, é baseado em questionário on-line que afere o grau de adoção de tecnologia nas redes de ensino e nas escolas. Depois de enviar as respostas, on-line, os diretores de escola recebem – em tempo real – uma devolutiva de seu diagnóstico com ações que a escola pode realizar para que a tecnologia contribua cada vez mais para melhorar a gestão e a aprendizagem.

A secretaria de educação, ao final, recebe um relatório detalhado baseado nas respostas de suas escolas, que permite construir um planejamento guiado por dados.

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Coleta de Respostas

O sistema incorpora as respostas de diversas
escolas da rede de ensino
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Relatório com Diagnóstico

A rede de ensino recebe um relatório analítico e detalhado
sobre a adoção de tecnologia em suas escolas

Guia EduTec - Planejamento


O Guia EduTec também contém ferramentas e metodologias cridas especificamente para guiar os gestores das redes de ensino através do processo de construção de um plano de inovação e tecnologia.

Em conjunto com o diagnóstico, as ferramentas de planejamento auxiliam a rede a construir um entendimento compartilhado sobre quais são as metas para os próximos cinco anos para cada uma das dimensões do uso de tecnologia para a educação, de forma a melhorar a qualidade e equidade da mesma naquela região.