O Guia EduTec é uma ferramenta de gestão que permite às redes de ensino diagnosticarem qual o grau de adoção de tecnologia nas escolas e planejarem suas ações a partir dos dados gerados.

Desenvolvido pelo CIEB com base em ferramentas semelhantes aplicadas em outros países, o Guia EduTec considera que o uso de tecnologia para a educação (para apoiar a aprendizagem e a gestão) só atinge seu pleno potencial quando quatro elementos são considerados e estão em equilíbrio: visão, competência, conteúdos e recursos digitais e infraestrutura.

Na prática, isso significa, por exemplo, que não adianta investir muito em infraestrutura e não capacitar os professores; ou que também não é útil criar estratégias ambiciosas para o uso de tecnologia sem fornecer a conectividade e os conteúdos pedagógicos adequados.

CONFIRA OS RESULTADOS DO GUIA EDUTEC EM 2016

Ilustração dos elementos e eixos do modelo Four in Balance Fonte Kennisnet 2015

VISÃO


Refere-se ao quanto acredita-se que a tecnologia tem o potencial de impactar positivamente as escolas, promovendo um ensino de qualidade e uma gestão escolar eficaz. Engloba, ainda, as maneiras em que tal crença se reflete em estratégias e políticas planejadas para que as escolas atinjam seus objetivos.

COMPETÊNCIA


É a dimensão que indica as habilidades e competências que diferentes atores precisam ter para o uso potencializado de tecnologias na educação. Inclui as habilidades de professores (seu conhecimento sobre recursos tecnológicos; as capacitações que recebem para isso; as formas em que os utilizam em suas práticas pedagógicas; a habilidade em orientar o uso de recursos tecnológicos por alunos; sua capacidade de desenvolver novos conteúdos digitais) e de diretores e coordenadores (sua habilidade de utilizar recursos tecnológicos para melhorar a gestão escolar e apoiar professores e alunos a os utilizarem melhor).

CONTEÚDOS E RECURSOS DIGITAIS


Refere-se ao acesso e uso de programas, aplicativos e conteúdos digitais usados na instituição escolar, que incluem, por exemplo, materiais de aprendizado de certas disciplinas, jogos ou vídeos educacionais, assim como sotwares e aplicativos que facilitam a gestão educacional.

INFRAESTRUTURA


A disponibilidade e qualidade de computadores e outros equipamentos, além do acesso e qualidade da conexão com a internet. Isso inclui a gestão e disponibilidade de ferramentas como computadores, notebooks, tablets, conexões com cabo e sem fio, servidores e serviços de armazenagem na nuvem.

Sua base é um questionário on-line enviado aos diretores das escolas. Após seu preenchimento, os diretores recebem automaticamente em seu e-mail uma devolutiva que mostra o grau de adoção de tecnologia da escola e indica ações que a escola pode realizar para que a tecnologia contribua cada vez mais para a gestão e a aprendizagem.

Resultados guia EduTec capa
Resultados guia EduTec tabela

As secretarias de educação que implementam o Guia EduTec recebem relatórios analíticos e os dados brutos, e passam a contar com informações estratégias que auxiliam a formulação e adequação de diversas políticas.

O Guia EduTec foi implementado em 14 estados em 2016, e seus resultados preliminares indicam que há grandes disparidades entre as redes de ensino em relação à adoção de tecnologia.
Dentro das redes de ensino também é possível diagnosticar importantes disparidades entre visão, competências, conteúdos e recursos digitais e infraestrutura.

Resultados guia EduTec gráfico
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