Mais três territórios lançam seus projetos de inovação educacional

Lançamento do projeto Educação Gaúcha Conectada

Lançamento do projeto Educação Gaúcha Conectada  

08 de maio de 2019

Os territórios contratados da Iniciativa BNDES Educação Conectada , feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação, marcaram o início das ações que vão implantar em suas redes públicas de ensino, para promover a inovação educacional apoiada pelas tecnologias digitais. O CIEB é parceiro técnico dessa iniciativa. Responsável por elaborar diretrizes, conceitos e oferecer ferramentas, presta assessoria para a implementação dos projetos locais.

O primeiro território a lançar seu projeto foi a Paraíba, dia 14 de março. No Rio Grande do Sul, o projeto Educação Gaúcha Conectada foi lançado nas duas cidades contempladas pela Iniciativa BNDES Educação Conectada . No total, serão beneficiados mais de 28 mil alunos e mais de 2 mil professores de 76 escolas do território. Em Santa Maria, no dia 29 de março, estiveram presentes ao evento cerca de 400 pessoas, entre autoridades como o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, a secretária de educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, e a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo. Em Cachoeira do Sul, o lançamento, dia 9 de abril, contou com 500 participantes, entre os quais o coordenador geral de Apoio às redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional do MEC, Alexsander Moreira, o diretor da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Rezende e a secretária municipal de Educação, Ana Margarete.

Lançamento do projeto Educação Sergipe Conectada.

Lançamento do projeto Educação Sergipe Conectada
Foto: Eugênio Barreto/SEDUC

No dias 10 e 11 de abril, o Educação Sergipe Conectada foi lançado, na cidade de Lagarto, em duas cerimônias, uma para a rede estadual, outra para a rede municipal. O projeto vai beneficiar 6 mil alunos e 300 professores de 16 escolas. Prestigiaram os eventos o secretário municipal de Educação, Eduardo Maia, a representante do BNDES, Rosana de Miranda, o representante da Fundação Lemann, Jardiel Nogueira, entre outros.

Lançamento do projeto Tocantins TO Ligado

Lançamento do projeto TO Ligado

O Projeto TO Ligado, do território de Tocantins, vai beneficiar mais de 31 mil alunos e cerca de 1.500 professores de 76 escolas das cidades de Gurupi e Araguaína. A assinatura do convênio em Gurupi, dia 28 de março, reuniu 80 pessoas, entre as quais o prefeito Laurez Moreira, o vice-governador Wanderlei Barbosa, a secretária estadual de educação, Adriana Aguiar, o secretários municipal de educação, Eurípedes Fernandes Cunha, o gerente do Departamento de Educação e Cultura do BNDES, Conrado Leiras, o representante da Fundação Lemann, Flávio Marques Prol. Em Araguaína, a cerimônia contou com a presença do prefeito Ronaldo Dimas, de Wanderlei Barbosa, de Adriana Aguiar, do secretário municipal de educação, José da Guia, de Tais Carestiato, representante do BNDES, de Jardiel Nogueira, da Fundação Lemann.

Os próximos passos da Iniciativa BNDES Educação Conectada , previstos para maio, consistem na identificação de demandas das escolas por Recursos Educacionais Digitais (REDs) e no mapeamento ou na revisão das infraestruturas das redes de ensino. De acordo com a diretora-presidente do CIEB, os lançamentos dos projetos foram marcos importantes. “Além de pontuar o início efetivo das ações que virão nos próximos dois anos, as solenidades de assinaturas de convênio estabelecem um compromisso público de todos os atores envolvidos”, disse Lúcia Dellagnelo.