Material didático é destaque no Simpósio CLIx, na Índia

Lúcia Dellagnelo com Padma Sarapagani, do Tata Institute of Social Sciences, e ijay Kumar, do MIT, criadores do projeto CLIx.

Lúcia Dellagnelo com Padma Sarapagani, do Tata Institute of Social Sciences, e ijay Kumar, do MIT, criadores do projeto CLIx.

23 de agosto de 2018

Promovido em parceria pelo Instituto Tata de Ciências Sociais, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Tata Trusts, o simpósio internacional CLIx foi realizado em Mumbai, nos dias 8 e 9 de agosto. O simpósio se baseia no conceito de Iniciativa de Aprendizagem Conectada (do inglês, Connected Learning Initiative – CLIx), um projeto colaborativo para melhorar as perspectivas acadêmicas e profissionais de estudantes do ensino médio em comunidades carentes na Índia. Desde o seu lançamento, em 2015, o CLIx já atendeu mais de 32.437 alunos nos estados de Chhattisgarh, Mizoram, Rajasthan e Telangana. Também proporcionou desenvolvimento profissional para 2.130 professores e inovou em design e desenvolvimento de recursos e plataforma (clix.tiss.edu). O CLIx recebeu o prêmio da Unesco Hamad Bin Isa Al-Khalifa em 2017.

O objetivo do simpósio foi compartilhar experiências de profissionais e pesquisadores, além de colaborar com a concepção e o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma aprendizagem de qualidade em escala. A diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, foi uma das palestrantes no painel “Olhando para trás e avançando – insights sobre a construção de modelos sustentáveis para melhorar a educação”.

Lúcia ressaltou, como destaque do CLIX, a qualidade do material didático da área de Ciências e Matemática, desenvolvido por profissionais do MIT. “Esse material digital permite que alunos de escolas da zona rural da Índia acessem conteúdos de muita qualidade e também ajuda na formação dos professores que não têm especialização nas áreas de ciências e matemática”, diz ela.

Mais informações sobre o simpósio: https://clix.tiss.edu/clix-symposium/