Notícias Gerais

CIEB apoia planejamento de inovação educacional na Paraíba


Aléssio Trindade, João Azevêdo, Gabriela Gambi e Cláudio Furtado.


Acordo de cooperação prevê consultoria técnica para otimizar processos de seleção e implementar práticas inovadoras nas escolas estaduais

Estado que vem valorizando ações voltadas à melhoria da qualidade da educação, a Paraíba acaba de assinar um termo de cooperação com o CIEB, visando promover o planejamento estratégico e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelo uso de tecnologia na rede pública de ensino. Assinado dia 28 de junho pelo governador João Azevêdo, o acordo vai permitir a qualificação e a otimização dos processos de seleção e uso de tecnologia nas escolas estaduais. “Nós estamos empenhados para que todos os investimentos em tecnologia e inovação sejam feitos da melhor maneira”, observou o governador.

O acordo, que não envolve repasse de recursos, ou seja, não vai implicar qualquer tipo de custo para o estado, será executado por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O secretário da pasta, Aléssio Trindade, chamou atenção para um aspecto que considerou da maior relevância: “Muitas vezes, as aquisições e as inserções de tecnologias nas escolas são feitas de cima para baixo. Com a metodologia criada pelo CIEB, vamos ter a oportunidade de ouvir os professores e as escolas, para, a partir deles, tomar decisões que atendam exatamente as necessidades de nossos estudantes”.

Ao ressaltar o caráter de vanguarda da parceria, a gerente-executiva do CIEB, Gabriela Gambi, explicou que os mais recentes estudos internacionais sobre inovação na educação mostram que a tecnologia é mais eficaz quando está nas mãos do professor. “Daí a importância de educadores e gestores construírem, juntos, as soluções inovadoras, desde o primeiro passo. Desde o momento da definição de quais recursos e usos serão adotados para que se aproveite toda a potencialidade da tecnologia”, pontuou.

Desenvolvido pelo CIEB com a proposta de ser uma metodologia replicável, o Projeto de Seleção e Implementação de Tecnologia Educacional ajuda os gestores públicos a planejar, de forma eficiente e segura, a incorporação e a aplicação de tecnologias digitais em sala de aula. Por meio de reuniões com os responsáveis técnicos e jurídicos das secretarias de Educação, o CIEB atua na mediação do levantamento de demandas, na identificação de boas práticas e na elaboração de um desenho do processo de seleção e implementação dos recursos. A Paraíba é o segundo estado a assinar um termo de cooperação desse projeto. Em maio, também foi assinado um acordo similar entre o CIEB e o governo do Estado de São Paulo.

Publicado em: Notícias Gerais