QUEM SOMOS


O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) atua para impulsionar uma transformação sistêmica na educação, por meio da inovação e do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem.

Acreditamos que a tecnologia pode promover qualidade, equidade e contemporaneidade nas redes públicas de ensino, além de apoiar os gestores educacionais na compreensão e nas tomadas de decisões a respeito de investimentos em tecnologia educacional.

Criado em 2016, como uma organização sem fins lucrativos, o CIEB formula conceitos, desenvolve protótipos e dissemina conhecimentos e boas práticas de uso de tecnologia nas escolas de nível básico.

NOSSOS PRINCÍPIOS


MANIFESTO


O Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) foi criado para fomentar a cultura de inovação e o uso de tecnologia para promover a aprendizagem de todos os estudantes brasileiros.

Em tempos de polarização, como os vividos neste 2018 pela sociedade brasileira, é importante reafirmar nossa crença na democracia, na centralidade da educação para o desenvolvimento do país e no papel da tecnologia nesse processo.

Acreditamos que a tecnologia PODE promover a qualidade da educação quando:

• É colocada nas mãos de professores capacitados e motivados para gerar novas práticas pedagógicas centradas na aprendizagem dos estudantes;
• É utilizada na personalização do ensino, permitindo que estudantes aprendam em seu ritmo e a partir de seus interesses, mesmo em um ambiente coletivo como o da escola;
• Permite o acesso a recursos educacionais de qualidade em todas as regiões do país, auxiliando professores, pais e os próprios alunos a ampliar as oportunidades de aprendizagem;
• Consegue engajar e motivar os estudantes, promovendo sua autonomia, responsabilidade coletiva e capacidade crítica, ao aproximar a cultura da escola da cultura digital prevalente na sociedade.

Acreditamos que a tecnologia NÃO DEVE ser utilizada para:
• Diminuir a relevância do papel dos professores na mediação do conhecimento, com a falsa premissa de que “os alunos aprendem sozinhos”;
• Promover o individualismo na aprendizagem, menosprezando a importância da reflexão e da discussão coletiva na construção de conhecimentos;
• Oferecer apenas ensino a distância na educação básica, privando os estudantes da experiência de socialização do ambiente escolar;
• Criar mais iniquidades e desigualdades na educação, oferecendo mais recursos digitais para escolas urbanas com melhor infraestrutura.

Nós do CIEB estamos abertos a trabalhar com todos os gestores educacionais que compartilhem das premissas democráticas de nossas crenças e que estejam comprometidos em fazer da tecnologia uma importante alavanca para o salto de qualidade e equidade que a educação pública do Brasil precisa, com urgência!

EQUIPE


LÚCIA GOMES VIEIRA DELLAGNELO

DIRETORA-PRESIDENTE

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA), foi secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do estado de Santa Catarina, onde criou o Cluster de Inovação na Educação. É fundadora e presidente do Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis. Atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.

lucia@cieb.net.br

ANNA CAROLINA BRUSCHETTA

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

Formada em Comunicação Social pela Universidade São Caetano do Sul (USCS), tem especialização em gestão de projetos pela Fundação Vanzolini, gestão de projetos sociais pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e MBA em Liderança e Recursos Humanos pela USCS. Atua desde 2010 na gestão de programas de educação e mobilização social tendo trabalhado como gestora de projetos no Itaú Social coordenando ações no Brasil e América Latina.

anna@cieb.net.br

BRANCA HELOISA SOUZA

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

Graduada em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica (RJ) e pós-graduada em tecnologia educacional pela PUC-MG. Ampla experiência em projetos educacionais com tecnologias digitais. Atuou na gestão de projetos para o terceiro setor e na área de responsabilidade social corporativa, tendo sido responsável pela implementação de programas de voluntariado e engajamento das comunidades.

branca@cieb.net.br

CÁSSIO HENRIQUE MATARAZZO TRUNKL

GERENTE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Engenheiro mecânico formado pela Fundação Armando Álvarez Penteado (FAAP), tem especialização em mercado de capitais pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo. Tem experiência em terceiro setor e consultoria a grandes empresas como Banco Bradesco e Grupo Telefônica.

cassio@cieb.net.br

GABRIELA GAMBI

GERENTE-EXECUTIVA

Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (SP), é especialista em governo e políticas públicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em sociologia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e autora de publicações para a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nos últimos dez anos, ocupou cargos gerenciais no Ministério da Cultura, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e na prefeitura de São Paulo.

gabriela@cieb.net.br

EDNA SILVA

ANALISTA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Administradora de empresas formada pela Faculdade Fernão Dias (Fafe), tem experiência na área financeira, com atuação em grandes empresas nacionais, multinacionais e instituições do terceiro setor.

financeiro@cieb.net.br

GABRIEL ROMITELLI

ANALISTA DE EDUCAÇÃO

Formado em Direito e mestre pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), tem experiência profissional e acadêmica com ênfase em propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo.

gabriel@cieb.net.br

LIDIANA OSMUNDO

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

Mestre em Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é bacharel em Sistemas e Mídias Digitais pela UFC. Tem graduação sanduíche em Ingegneria del Cinema e dei Mezzi di Comunicazione na Politecnico di Torino (PoliTo), Itália. Lecionou Pedagogia em curso a distância da UFC e trabalha com inovação e tecnologias digitais na educação desde 2011.

lidiana@cieb.net.br

ANA PAULA GASPAR

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

Licenciada em História, mestre em Design e com MBA em Comunicação Digital, Ana Paula atuou durante seis anos com educação em museus e empreendedorismo digital, no Brasil e em organizações dos Estados Unidos e da Inglaterra. Mineira de Belo Horizonte, ajudou a criar uma escola inovadora bilíngue e baseada em projetos, coordenando a área de tecnologia aplicada. Nos últimos seis anos, vem atuando com inovação em educação, design de serviços e políticas públicas de implantação de tecnologia no Brasil..

anapaula@cieb.net.br

MAIRUM CEOLDO ANDRADE

GERENTE DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Engenheiro da Computação e mestre em computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especializou-se em inovações e tecnologias para educação. Durante sete anos trabalhou no grupo SEB COC, onde atuou no gerenciamento de startups. Foi docente em cursos presenciais e ensino a distância.

mairum@cieb.net.br

WILMAX MARREIRO CRUZ

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Formado em sistemas de informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é mestre em ciências dacomputação pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é doutorando em ciências da computação. Atua há mais de dez anos com desenvolvimento e gerenciamento de projetos para web.

wilmax@cieb.net.br

JÉSSICA NUNES

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

Professora e historiadora pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Paulista de Indaiatuba, lecionou história em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Participou de projetos de educação, tecnologia e inovação na rede pública de ensino de São Paulo, com foco em formação de professores e gestores escolares para o planejamento e o uso de recursos tecnológicos digitais e metodologias ativas de aprendizagem.

jessica@cieb.net.br

VICTOR OLIVEIR DE CASTRO

DESIGNER

Formado em sistemas e mídias digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é ilustrador e designer. Trabalhou na Revista Extensão em Ação (UFC) e no setor privado. Nascido em Fortaleza, atua na área de marketing e social media desde 2015. Participou de projetos de design no 1º Media Weekend Sobral, no Ceará.

victor@cieb.net.br

PARCEIROS


MANTENEDORES 2018


COOPERAÇÃO TÉCNICA


GOVERNANÇA


Adotamos uma governança compartilhada e equilibrada entre os mantenedores e o poder público. Além de organizações civis, responsáveis por financiar a operação do CIEB, fazem parte do Conselho de Administração e da Assembleia Geral – as duas principais instâncias decisórias da organização – representantes de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal.
Essa diversidade garante o aporte de conhecimento e de visões sobre as questões educacionais e da gestão pública da educação. Complementando a estrutura de governança, o Comitê de Ética é o responsável pelo cumprimento de padrões éticos da instituição; e o Conselho Fiscal, por fiscalizar as ações dos administradores e as contas da organização.

ASSEMBLEIA


A Assembleia se reúne presencialmente duas vezes ao ano, com o objetivo de deliberar sobre grandes temas de governança, como as eleições do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, solicitações de alteração do Estatuto e aprovação de contas.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


Responsável pelo direcionamento de temas estratégicos, o Conselho de Administração delibera sobre a nomeação de executivos e do presidente do Conselho; a aprovação do planejamento estratégico e de projetos; e a definição do orçamento e investimentos. É composto por até 6 indicados por órgãos da administração pública federal, estadual e municipal ligados à educação e inovação; 4 indicados pelo Conselho de Administração e relacionados aos objetivos do CIEB; e até 5 indicados pelos mantenedores.

Conselheiros: Pedro Cruz Villares (presidente), Aléssio Costa Lima, Alexandre Fernandes Barbosa, Ana Maria Diniz D’Avila, Angela Cristina Dannemann, Denis Fernando Mizne, Eduardo Deschamps, Jorge Almeida Guimarães, Maria Cecilia Amendola da Motta, Mônica Rodrigues Dias Pinto, Rafael Lucchesi Ramacciotti, Renato Janine Ribeiro e Roque Antônio Mattei.

CONSELHO FISCAL


O Conselho Fiscal supervisiona a atuação dos órgãos de administração, propondo medidas que colaborem com o equilíbrio financeiro, sempre visando a eficácia, a transparência e a qualidade nas iniciativas. O Conselho é composto por 3 integrantes independentes e eleitos pela Assembleia Geral Ordinária para um mandato de três anos, permitida a reeleição.

Conselheiros: Eduardo Szazi, Flavia Regina de Souza Oliveira e Gilberto Mifano.

CONSELHO DE ÉTICA


O Conselho de Ética zela pelo cumprimento dos padrões éticos e atua na resolução de casos de conflitos de interesse. Atualmente, é É composto por quatro integrantes independentes e eleitos em 2017 pela Assembleia Geral Ordinária para um mandato de três anos, permitida a reeleição.

Conselheiros: Renato Janine Ribeiro (presidente), Claudia Maria Costin, Fernando Haddad e Maria do Pilar Lacerda.