Vencedores do Prêmio Professores do Brasil recebem seus prêmios

premio_professores_28112018

29 de novembro de 2018

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Professores do Brasil (PPB) realizada hoje, na cidade do Rio de Janeiro, foi repleta de emoções! Entre os mais de 4 mil inscritos, foram premiados seis vencedores nacionais, 30 regionais, 20 de temáticas especiais. Os professores receberam premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados. As escolas receberam placas comemorativas.

Mas a premiação não se resume apenas ao dia da cerimônia. Durante esta semana, os professores vencedores e finalistas participaram de diversas atividades como palestras, oficinas pedagógicas e debates, com o objetivo de compartilhar com os colegas os desafios e as superações nas experiências que vão refletir em sala de aula.

Ana Luiza Taufick, da coordenação-geral de apoio a certames e programas especiais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, explica que o evento é uma troca de conhecimentos: “Não fazemos só uma premiação, fazemos um evento em que colocamos os professores juntos para discutir os trabalhos e para dividir experiências também”.

Ao todo, são seis categorias do prêmio: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e ensino médio. Um de cada categoria vence na etapa nacional. Ana Luiza disse que o prêmio é uma forma de democratizar iniciativas que valorizem as práticas de ensino que gerem bons resultados para inspirar outros educadores.

O CIEB é parceiro do PPB há dois anos, como responsável pela temática especial Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional. Pelo segundo ano seguido a temática especial que teve maior número de concorrentes, este ano de 2018 recebeu mais de 50 projetos. Os vencedores dessa temática receberam R$ 5 mil cada.

Representando o CIEB na cerimônia de entrega de troféus, a gerente-executiva Gabriela Gambi disse que é uma experiência enriquecedora, para o CIEB, atuar no estímulo a boas Capturarpráticas de uso de tecnologias digitais para melhorar a qualidade da educação pública. “Esperamos que os educadores se sintam estimulados a buscar cada vez mais formação para inovar em sala de aula; e que os gestores públicos educacionais se disponham cada vez mais a apoiar projetos que proponham a transformação sistêmica das práticas de ensino”, afirmou.

Estiveram presentes na entrega da premiação o ministro da Educação substituto, Henrique Sartori, e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole. (Com assessoria de comunicação – MEC)

Muito emocionada, a professora Lilia Cristiane Barbosa de Melo, educadora em uma comunidade da periferia de Belém (PA), subiu ao palco e deu um depoimento que representou o quanto essa premiação faz a diferença na vida dos educadores que enfrentam tantas adversidades para cumprir sua missão: “Nas periferias, não existe só violência e crime, como a mídia costuma mostrar. Temos muita cultura! É com amor e poesia que a gente vai vencer o extermínio. Marielle presente!”.

OS VENCEDORES DA TEMÁTICA TECNOLOGIA

Conheça os educadores e a história de cada projeto vencedor dessa temática nas
reportagens especiais publicadas no site do CIEB.

Projeto: Rádio RM: A Hora da Revolução!
Professora premiada: Sandra de Amorim Silva Cavalcanti
Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima (Recife – PE)
Criação de uma webradio por grupos que elaboraram roteiros e entrevistas; coletaram dados; escreveram os textos do programa; fizeram gravação, edição e postagem na plataforma; e também a divulgação da rádio.

Projeto: Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade
Professora premiada: Debora Denise Dias Garofalo
EMEF Ary Parreiras ALM (São Paulo – SP)
Um estudo sobre ambiente e processo de reciclagem apoiou atividades de recolhimento de materiais descartados na comunidade, os quais foram usados em sala para construção de protótipos de robótica.

Projeto: Inclusão Social e Tecnológica: Literacy, antes que seja tarde!
Professora premiada: Roseli da Costa Silva
EE Professor Fabregas (Luminárias – MG)
Com o objetivo inicial de incluir digital e socialmente os alunos e professores da escola, foi implantado um ambiente virtual de aprendizagem, com salas de aulas on-line.