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Experiências inovadoras: aspectos filosóficos e metodológicos da Escola Projeto Âncora, Escola da Ponte e Pedagogia Waldorf

Geovar Miguel dos Santos

Resumo

01/04/2017
O objetivo deste trabalho é identificar os aspectos filosóficos e metodológicos de três experiências educativas, sendo elas, Escola Projeto Âncora (Cotia – SP, 1996), Escola da Ponte (Vila das Aves – Portugal, 1976) e Pedagogia Waldorf (Stuttgart – Alemanha, 1919), na perspectiva de caracterizá-las como sendo propostas inovadoras. Compreende-se como proposta inovadora, aquela que do ponto de vista organizacional apresenta espaços educativos diversificados, tanto no que concerne ao espaço próprio da sala de aula, quanto aos espaços externos a este, cuja característica remete a adequação destes espaços de modo a oportunizar o desenvolvimento de um aprendizado apoiado em métodos ativos, numa perspectiva integradora. Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental tendo como referências, do ponto de vista metodológico, Marconi e Lakatos (2010), Gil (2002), Lüdke e André (1986). Buscou-se aporte teórico a respeito da Educação Inovadora em Almeida e Almeida (2016), em Messina (2001) e Saviani (1995); Moran (2007), dentre outros. Para ampliar as discussões sobre as experiências investigadas, além da consulta aos documentos institucionais, como Projeto Educacional e Estatuto, foram utilizadas as pesquisas de Quevedo (2014), Fernandes (2008), Santa Rosa (2008), Castro (2010), Richter (2002) e Lanz (1998). Assim, ao final deste trabalho, pode identificar a Escola da Ponte e o Projeto Âncora como propostas inovadoras, assim como o que versa a Pedagogia Waldorf, a partir dos aspectos filosóficos, de ensino e organizacionais.
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