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Clubes de programação com Scratch nas escolas e a interdisciplinaridade

Eliana S. LISBÔA, Helio H. L. C. MONTE-ALTO, Maria L. da SILVA

Resumo

01/04/2017
Este trabalho ´e o resultado de um estudo com alunos do ensino funda- mental participantes do clube de programac¸ ˜ao realizado na cidade de Palotina- PR, cujo objetivo principal ´e contribuir para o desenvolvimento do racioc´ınio l´ogico e do pensamento computacional dos discentes de forma interdisciplinar. O referido estudo, no ˆambito interdisciplinar, incidiu sobre trˆes disciplinas dis- tintas: Matem´atica, Hist´oria e Geografia. Uma das atividades desenvolvidas, no contexto de Hist´oria e Geografia, teve como foco principal propiciar aos alu- nos uma reflex˜ao cr´ıtica acerca da hist´oria do descobrimento do Brasil. Para o feito, os alunos desenvolveram um jogo no ambiente de programac¸ ˜ao Scratch que simulava o descobrimento do Brasil. Nesse jogo, al´em dos conte´udos de Hist´oria e Geografia, foram necess´arios tamb´em conhecimentos de Matem´atica, essenciais para o desenvolvimento de jogos e animac¸ ˜oes no Scratch. Tendo como base o estudo realizado, observa-se que o ambiente Scratch ´e uma fer- ramenta com grande potencial educativo na Educac¸ ˜ao B´asica que permite a criac¸ ˜ao de programas envolvendo v´arias ´areas do saber de forma interdiscipli- nar e contextualizada. 1.
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