Voltar à lista

Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional

Isabelle M. L. SOUZA, Lívia M. R. SAMPAIO, Wilkerson L. ANDRADE

Resumo

01/04/2018
Laborat´orios de rob´otica para Educac¸ ˜ao B´asica(EB) frequentemente s˜ao adquiridos visando o ensino das ciˆencias. Contudo, o uso da rob´otica na EB e´ dificultado por limitac¸ ˜oes de estrutura f´ısica, materiais did´aticos e formac¸ ˜ao de profissionais. Assim, com o intuito de facilitar o uso da rob´otica em escolas estaduais de EB, realizamos um trabalho desde a organizac¸ ˜ao dos laborat´orios, at´e a oferta de aulas. Analisamos os efeitos do trabalho considerando a vis˜ao dos gestores escolares e a evoluc¸ ˜ao do Pensamento Computacional (PC) de 41 alunos de 1a S´erie do Ensino M´edio. Os resultados indicam que o uso da rob´otica na EB considerando fatores f´ısicos e metodol´ogicos motiva professores e alunos, estimula o aprendizado e as habilidades do PC dos alunos. 1.
Artigo completo
Carregando...