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Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores do 1º ciclo : um estudo exploratório

Ana Sofia Viegas de Oliveira Francisco

Resumo

01/04/2017
A investigação sobre a saúde ocupacional dos professores evidencia um período crítico e necessidades de intervenção nesta classe profissional (Marques-Pinto & Alvarez, 2016). A prática de mindfulness tem, nesse sentido, sido referenciada como uma forma de intervenção promissora, contribuindo, entre outros fatores, para o aumento do bem-estar e diminuição da síndrome de burnout nos docentes (Jennings et al., 2017). Porém, existe uma necessidade proeminente de desenvolvimento de investigações metodologicamente cuidadas e culturalmente adaptadas, que permitam a validação dos resultados (Creswell, 2017). Este estudo tem como objetivo principal a avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências socioemocionais através de práticas de mindfulness, mediante a aplicação de instrumentos de autorrelato em pré e pós-teste a professores de 1º ciclo alvo dessa intervenção. Os resultados revelaram-se promissores e permitiram suportar parcialmente as duas hipóteses de investigação iniciais, destacando-se o efeito direto, positivo e significativo da intervenção no desenvolvimento de competências de mindfulness, auto-compaixão e bem-estar, bem como o efeito indireto, negativo e significativo da intervenção nas dimensões de burnout. No final, a par com a reflexão sobre as limitações do estudo, são discutidos os principais contributos do estudo e deixadas sugestões de investigação futura.
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