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Em busca de um efeito indireto : do impacto nos alunos de um programa de mindfulness aplicado a professores

José Paulo Marreiros Madeira Bárbara

Resumo

01/04/2018
O professor desempenha um papel importante no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos. Intervenções junto dos professores dirigidas à promoção de competências socioemocionais com base no mindfulness (Mindfulness Based Interventions - MBIs) têm-se revelado promissoras na melhoria do bem-estar dos professores, uma vez que estas competências constituem um fator de proteção face ao stress e ao burnout. Para além desse efeito protetor, o modelo da sala de aula prossocial de Jennings e Greenberg (2009) defende que as competências socioemocionais e o bem-estar dos professores têm um impacto positivo na relação professor-aluno, na gestão e no clima da sala de aula e nos resultados dos alunos em termos sociais, emocionais e académicos. Considerando a escassa investigação sobre os efeitos nos alunos de intervenções promotoras de competências socioemocionais e do bem-estar dos professores, o presente estudo avaliou o impacto indireto, em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º ano), da aplicação de um MBI dirigido a professores (“Atentamente”). Observou-se uma melhoria significativa na perceção dos alunos quanto ao envolvimento do professor na relação com o aluno, uma redução significativa das emoções negativas dos alunos e uma melhoria significativa das competências sociais dos alunos percebidas pelos pais. Adicionalmente, observou-se um efeito de mediação: o impacto da intervenção junto dos professores na redução dos afetos negativos é mediado pelo impacto da intervenção na qualidade da relação professor-aluno. No geral, estes resultados conferem apoio ao modelo da sala de aula prossocial proposto por Jennings e Greenberg.
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