Voltar à lista

O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil

Silvia Sell Duarte Pillotto, Patricia Kricheldorf Hermes de Araujo

Resumo

01/04/2013
O presente artigo busca refletir sobre o blog como possibilidade de aprendizado nas construções identitárias no contexto da Educação Infantil. Este tema partiu da pesquisa do tipo qualitativa com foco na pesquisa-intervenção, realizada com um grupo de trinta e cinco professores e coordenadores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Joinville/SC. Alguns teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento da formação continuada: Castells (1999), Castro (2008), Esteves (1993), Hall (2006), Santos (2005), Schön (2000), entre outros. Nesses dois anos discutiu-se sobre as novas relações da sociedade contemporânea e a influência midiática, nas quais os meios tecnológicos permeiam as relações pessoais, profissionais e culturais. Hoje, a tecnologia da internet trouxe benefícios para a educação e cultura como forma de socialização, interação, aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento e comunicação, abolindo as barreiras de tempo e distância dos saberes e do conhecimento.
Artigo completo
Carregando...