Voltar à lista

Robótica educacional do ensino fundamental público: uma arte de fazer

Fernando da Costa Barbosa, Arlindo José de Sousa Junior

Resumo

01/04/2013
Este trabalho buscou apresentar os resultados de uma investigação coletiva com Robótica Educacional realizado no cotidiano de uma Escola pública de Ensino Fundamental de Uberlândia, Minas Gerais durante três semestres letivos; tal trabalho envolveu professores e alunos da Universidade Federal de Uberlândia com professores e alunos da Rede Municipal. A produção da presente investigação trabalhou com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no contra turno de suas aulas. Os dados foram produzidos por meio de observações, áudio, vídeo e pela escrita de Notas de Campo; também analisamos produções de blogs, vídeos e robôs utilizando tecnologias da informação e comunicação nas atividades com robótica educacional livre e com kits de robótica da Lego. Nesse processo, a integração das mídias auxiliou na interação dos alunos nas atividades e na constituição de relações principalmente dos conhecimentos matemático com as construções e projetos de robótica pensados e trabalhados na escola.
Artigo completo
Carregando...