A Rede de Inovação para Educação Brasileira foi idealizada com a proposta de criar conexões entre centros de referência, especialistas e as redes públicas de ensino, como forma de disseminar o conceito de que inovação e tecnologia podem ajudar a transformar a realidade do ensino público brasileiro.
Uma das estratégias de atuação da Rede é apoiar gestores públicos na aquisição de conhecimentos e nas tomadas de decisões, de forma que façam as opções mais adequadas ao adotar tecnologia para as escolas. Os integrantes da Rede são profissionais das mais diversas áreas de atuação, com formação e foco de interesse no ensino básico público. Compõem um qualificado corpo de pesquisadores, aos quais são viabilizadas oportunidades diferenciadas de contribuição com o segmento de tecnologia educacional.
Ao entrar para a Rede IEB, você ou a instituição que você está cadastrando integram um grupo de profissionais que têm aspirações e objetivos comuns, no que se refere a contribuir com educadores e gestores públicos para tornar o ensino do Brasil mais eficaz e mais equânime.
A secretaria executiva da Rede IEB é feita em coparticipação, entre o CIEB e um Comitê Gestor formado por representantes das cinco regiões do Brasil. O Comitê Gestor tem papel essencial na concepção e no planejamento das atividades da Rede, propondo linhas de atuação e projetos específicos. Também cabe ao comitê avaliar e aprovar as candidaturas dos integrantes.
Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e Grupo de Informática na Educação
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação
Instituto Federal do Mato Grasso do Sul (IFMS)
Grupo de pesquisa de Sistemas Inteligentes (Informática na Educação)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Instituto de Ciências Matemáticas e Computação
Universidade de São Paulo (USP)
Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação
Universidade de Brasília (UnB)
Para se cadastrar como pesquisador individual, você deve ter ao menos um mestrado e estar ligado a uma instituição de ensino ou pesquisa. Caso a instituição não esteja cadastrada, você pode fazer esse cadastro. Ao cadastrar uma instituição de ensino ou pesquisa, você se tornará o gestor responsável pelo cadastro da instituição na Rede IEB.