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TICs e habilidades de vida

Habilidades de vida e programas de intervenção mediados por tecnologias digitais educacionais

Estudos analisados na revisão/mapeamento
11
artigos acadêmicos
Publicados de
2009
a
2019
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais Programas Educacionais utilizam Tecnologias Educacionais para o desenvolvimento de Habilidades de Vida na Educação Básica e estão documentados na bibliografia científica nos últimos 10 anos?

Principal Achado
Outros Achados

As amostras dos estudos incluídos eram bem definidas e representativas dos resultados alcançados?

Sim, os estudos incluídos tiveram grande cuidado metodológico e os achados informados eram passíveis pelas amostras selecionadas.

Os artigos trazem políticas ou programas educacionais relacionados com habilidades de vida?

Dentre os artigos selecionados existem especificamente dois que contemplam exatamente os critérios das Habilidades de Vida e Programas Educacionais. Os demais artigos não possuem ênfase nas habilidades de vida, apesar de citá-las e relacioná-las com questões educacionais.

Há evidências sobre investigação de habilidades cognitivas básicas para o desenvolvimento das "Habilidades de Vida" na literatura científica no contexto educacional?

Sim, a maioria dos artigos enfatiza as habilidades cognitivas (leitura, escrita e interpretação) correlacionando-as com habilidades de vida, tais como resolução de problemas, habilidades sociais e pensamento crítico e criativo.

São mencionadas as ameaças à validade e também como essas ameaças afetam os resultados e conclusões?

Poucos artigos mencionam ameaças à validade e/ou ameaças que afetem os resultados e a conclusão. Este critérios apenas é mencionado pelos artigos que utilizaram instrumentos para a coleta de dado.

Houve a descrição ou referência a estudos similares pelos autores?

Como a literatura correlacionando Habilidades de Vida, Programas Educacionais e Tecnologias ainda está sendo ampliada, os estudos incluídos fazem menção à outros estudos da área que trazem essas características, mas não correlacionadas entre si, o que mostra inclusive uma lacuna na literatura a ser preenchida por estudos futuros.

Há o uso de tecnologias educacionais ou digitais?

Sim, todos os artigos incluídos fazem uso de diversos tipos de tecnologias educacionais e digitais, como jogos 3D, criação de programas e realidade virtual, todos relacionados ao desenvolvimento de habilidades de vida, principalmente habilidades cognitivas.

Média de idade dos participantes: 11,4 anos

Média de participantes por experimento: 23,6 participantes

Os artigos que conduziram experimentos apresentaram baixo número de participantes quando analisados de forma individual, indicando que neste campo poucas pesquisas são conduzidas em larga escala.

Produção de conhecimento sobre o tema

O principal ponto relacionado a produção de conhecimento sobre o tema é a carência de trabalhos que façam o casamento entre "Habilidades de Vida" e "Tecnologias Educacionais". Existem estudos sendo desenvolvidos, que focam no desenvolvimento de habilidades cognitivas que precedem as habilidades de vida, como definido pela OMS, porém faltam trabalhos que foquem nas Habilidades de Vida e sua importância para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar, a partir da utilização de programas educacionais mediados pelo uso de tecnologias educacionais.

Foi percebido que das dez habilidades de vida passíveis de trabalho, a recorrência dos artigos incide sobre cinco. Evidenciando a falta de trabalhos que correlacione as demais habilidades com o uso de tecnologias educacionais em programas voltados para o ambiente escolar. Sendo que todos os artigos encontrados e selecionados para esta revisão, utilizam para definição e/ou foco de trabalho as habilidades cognitivas base para o desenvolvimento das Habilidades de Vida.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Aluno Educação Habilidades de Vida Programas Educacionais Tecnologias Educacionais
Autores
  • Carmem Beatriz Neufeld
  • Fabiana Versuti
  • Isabela Rebessi
  • Juliana Silva
  • Rafael Mulle
  1. Studying in 3D Environments

    Roderval Marcelino, Juarez Bento da Silva, Vilson Gruber, Simone Meister Bilessimo, Janaina Oliveria, Simone Barreto Santana, Iury Melo
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