Voltar à lista

TICs e discalculia na educação básica

Discalculia e tecnologia digital educacional: uma revisão sistemática de literatura

Universo Analisado
3
artigos acadêmicos
Publicados de
2014
a
2016
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas para alunos com Discalculia na Educação Básica?

Principal Achado
Outros Achados

Quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas para alunos com Discalculia na Educação Básica?

Para a avaliação da Discalculia: “Cowboy one"; "Martian Jumper"; "Equation Adventure", porém pode ser utilizado em um contexto escolar (3).

Para o contexto escolar: Caco Files; Lost Ruins; Slot Machine; Off Road; Number Race 1; Number Race 2; Memory; Shark; Selling Corn; Beware of the Alligator; Flash Cards; Noggin Breaker; Monkey Puzzle; Motocross; Wrapping presents; Dance, Dance and Dance!; Apple Harvest; Hit the Balloons (18).

De que forma estas tecnologias digitais estão sendo utilizadas no contexto escolar?

Foram por meio de reabilitação em um contexto escolar e por intervenções com o uso dos softwares/jogos pelo ambiente computacional em que os materiais estavam disponíveis.

Quais são as evidências da utilização das tecnologias digitais para alunos com Discalculia em sala de aula?

Verificou-se que as tecnologias digitais podem auxiliar no diagnóstico da Discalculia, além de vislumbrar que, os jogos eletrônicos educacionais e o computador, são ferramentas motivadoras e atrativas para o contexto escolar, podendo estimular o ensino, assim, favorecendo a autonomia intelectual dos alunos. Outra evidência encontrada, foi que o jogo eletrônico aumenta a capacidade da compreensão da sequência numérica, para o contexto com alunos com Discalculia, assim, auxiliando nos procedimentos de cálculos, relação numeral, e a equivalência entre números e palavras.
Produção de conhecimento sobre o tema

Evidências e mecanismos para disponibilizar ferramentas gratuitas para professores da rede pública de ensino brasileiro que optem em utilizar essas ferramentas computacionais gratuitas para alunos com Discalculia ou dificuldades de aprendizagem da Matemática no âmbito escolar.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Digital Technology Discalculia Dyscalculia
Autores
  • João Coelho Neto
  • Katia Romero Felizardo Scannavino
  • Marília Bazan Blanco

Nenhum artigo nesta revisão

Carregando...